quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SMS 582. Teoria da Relatividade


25 setembro 2014

Por brincadeira, lembrei-me há dias de exemplos que comprovam a Teoria da Relatividade também no Algarve, onde tem sido regra entender-se que a relatividade não chega, a contrariar Einstein nas suas reflexões sobre velocidade, tempo e matéria.

Primeiro exemplo, sabe-se que a Ponte Vasco da Gama tem exatamente a mesma distância de Faro-Loulé, 16 Kms. A gente parte dos Olivais ou da Goncinha, chega ao Fórum Algarve que é Alcochete, e com isso atravessámos a ponte – 15 minutos. Mas em Faro pensa-se que Loulé fica na Escandinávia e em Loulé julga-se que até Faro fica a Suíça, com o Cerro da Goldra a fazer de Alpes.

Segundo exemplo, de Quarteira a Loulé são 12 Kms, metade da distância entre Lisboa e Cascais. A gente parte do Terreiro do Paço que é ali a rotunda da BP, e quando chega a Algés (o que não falta para Cascais!) já estamos na rotunda do Ciclista – 10 minutos. Mas em Quarteira pensa-se que para chegar a Loulé é como um mexicano ir cumprimentar um esquimó no Alasca, e em Loulé, a não ser para banhos, julga-se que ir a Quarteira é tão custoso como ir do Vaticano a Meca.

Há mais exemplos, pelo Algarve afora – Silves então, para muitos ali tão perto até parecerá uma Ilha do Norte vista da Cornualha. Mas pelo contrário, já em Lisboa, onde apenas se olha para o mapa do Sul do País como de um avião se olha para a Sibéria, de olho franzido a servir de régua, sobretudo no Ministério da Educação (os diretores de escolas que o digam) julga-se que de Faro a Évora é um salto mais curto que um salto a Lisboa, e lá vão de pasta na mão para exercícios de regionalização “do Sul”. No entanto, de Faro até Évora são 3 horas e meia (no mínimo) e até Lisboa 2 horas e 20 minutos nas calmas, sendo por acaso muito mal calmo, e até, se calhar, muito mais interessante ir a Sevilha.

Moral da história: quanto mais quintal uma terra se torna e quanto mais se fecha no seu quintal, segundo a teoria da relatividade, maior é a probalidade de ficar parada seja qual for a sua massa, pelo que a sua energia será tanto mais reduzida quanto mais ficar a olhar para o umbigo. E olhar para o umbigo tem sido o mal capital destas terras algarvias, todas elas contíguas mas que não há meio de concretizarem o tal sonho de Cidade Estado visionado por Manuel Teixeira Gomes.

Carlos Albino
_______________
Flagrante asneirada: Profusamente distribuído pelas estações serviço (GALP, por exemplo), um mapa do Algarve com o pomposo qualificativo de “Official Passport”. Como principais áreas, o mapa destaca Portimão, Faro e… Almancil e Vilamoura. Quanto a Castelos, por exemplo, só há dois: Alcoutim e Silves. E quanto a Praias, nem Quarteira existe. E em vez de Faro, uma cidade chamada “Algarve”, além de, em vez de “ã” aparecerem c’s com til… Uma asneirada completa.

Sem comentários: