quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SMS 580. O roubo da paixão

11 setembro 2014

O Algarve tem, reconhecidamente, das melhores praias do planeta, um clima ímpar e uma Natureza que funciona como deus regular. Muito tarde conquistou fama – os hotéis e toda a armadura do turismo como indústria, são coisas relativamente recentes, muitas vezes implantadas ao deus-dará, sem bom gosto e sem bom senso. Até meados do século passado, o Algarve, sobretudo o litoral mais vistoso, era quase apenas um segredo para pequenas elites nómadas, vindas daqui ou dali.

Com as ligações terrestres ao resto do País a chegarem sempre tarde e desfasadas, o avião mudou a paisagem humana, e às antigas elites sucederam-se multidões circunstanciais que chegam e abalam, com os que estão a preencherem o tempo com os cálculos e proveitos do IVA, das taxas de ocupação, das dormidas, da imobiliária, do emprego quase limitado a serviçais, e, agora menos, da construção civil, restando ainda algum trabalho para os profissionais dos contenciosos.

Muito atentas ao consumo, por aí se espalharam as chamadas grandes superfícies – há terras onde o número de tabuletas para os hipernercados é mais que as ruas. Instalaram-se sem contrapartidas, estoiraram com o comércio tradicional, parte do qual poderia e deveria fazer parte de um turismo sustentável e integrado, e nos seus escaparates, trocaram os produtos agrícolas locais, as primícias da terra e o peixe fresco das lotas, pelos congelados da Cochinchina, sobretudo da Cochinchina espanhola. Além disso, o Algarve dos meses de consumo, rapidamente transformou o litoral numa fastidiosa banca de vendas de tudo o que não é da região cujo sistema produtivo partiu a espinha. São vinhos do Alentejo, muito dos quais horroroso, é artesanato do Alentejo, muito do qual horroroso é, é até pão do Alentejo a fazer uma espécie de ocupação quando cá pão e padarias não faltam. No fundo, imitam alguns grandes hotéis que também por aqui se implantaram como califados cujos sultões estão distantes, importando-se apenas com as odaliscas.

O turismo vive deste círculo vicioso e alimenta-o, os dias, meses e anos passam, e estamos nisto. Outrora o ano bom era o muita alfarroba, muita amêndoa, muito figo e muito e bom peixe, agora o ano bom é o da faturação da banca de vendas, sem se olhar a mais, sem se ver mais, sem se perceber que um turismo como indústria a sério, já que essa parece ter sido a aposta, assim morre na casca, mais dia menos dia, e se não morre vegeta. E os vendedores, tão rapidamente se instalaram desenraizados e alheios à terra de acolhimento, como mais rapidamente levantarão asas ao primeiro sinal de trovoada.

Os que vieram para aqui para roubar uma paixão, da banca de vendas aos serviços, acabarão com a própria paixão. Mas não estamos isentos disso, o Algarve não está isento disso. Aliás, a maior parte da culpa lhe caberá. Continuem com a “cultura” capturada pela animação pimba, continuem com o desdém pelo património e a patrocinar belas palhaçadas, continuem a proceder para que o Algarve se esqueça do próprio Algarve, e verão. Estamos em 2014, e oxalá que em 2034 ou mesmo já em 2024 não tenhamos que lembrar a advertência. Caso então não exista já SMS, outros pela certa o farão, se até os arquivos de jornais não desaparecerem.

Carlos Albino
_______________
Flagrante chumbo: A RTA neste exame que já leva anos. Não passou da escrita.

Sem comentários: