quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SMS 493. Aos leitores acima de tudo

27 dezembro 2012


Porque não há jornal sem leitores, não há leitores fiéis sem assinantes e não há assinantes sem que o jornal sirva o interesse público e o bem-comum com independência, isenção e aquele esforço próprio que o faz porta-voz de uma comunidade – a comunidade dos leitores fiéis, dos por estes influenciados a que se juntam, ainda bem, os curiosos do online -, é aos leitores acima de tudo que deixamos aqui os votos de que 2013 seja um ano de esperança em que tudo isto melhore, de coragem para se enfrentar este dia a dia em que a generalidade da gente séria faz das tripas coração para honrar compromissos e continuar com palavra de honra, e sobretudo um ano de saúde, segurança, cultura e justiça.

A Imprensa, de forma muito particular e gritante no Algarve, vive dias negros na onda geral dos dias negros que afeta pessoas, empresas e instituições. Numa região, como a nossa, a mais flagelada pelo desemprego e pelas consequências calamitosas de erros já em décadas na política de desenvolvimento que desencorajou a agricultura, decapitou as pescas, levou o comércio a viver aos supetões e instalou um turismo sem sede no Algarve feito balcão, mais do que nunca essa Imprensa – a local e a regional – é necessária e é um bem imprescindível. Se queremos que a Região tenha um correio público que preserve a sua identidade cultural já de si tão esbatida, ponha em letra de forma a defesa dos interesses gerais e transcreva os anseios da sociedade em documento que os poderes sejam obrigados a sentir e a registar desde que essa mesma Imprensa não seja mera montra da política e dos políticos, tentação que, a bem da verdade, a contaminou bastante e muito perverteu, não há volta a dar a não ser com os leitores e os assinantes acima de tudo. Tal como os políticos, num regime democrático, não sobrevivem muito tempo sem eleitores, um jornal, seja local e atento à rua e ao número da porta, seja regional dedicado aos grandes assuntos e aos factos relevantes de lés a lés, não sobrevive sem leitores. Uma política desfasada dos eleitores é o cancro da liberdade, morre da doença; um jornal sem leitores firmes e que respondam à chamada é andar enganado na mesma doença da liberdade, morre da cura. É do Bê-á-Bá.

Assim sendo, Bom Ano para os leitores acima de tudo.

Carlos Albino
________________
    Flagrante correio azul: E por último, mas só depois dos leitores, Bom Ano e muita força anímica para o o diretor do Jornal do Algarve, Fernando Reis, para aguentar o barco, e, se me permitem, para os que semana a semana mais direta e pacientemente recobrem o autor destes apontamentos com benevolência, desde a voz castelã da Filomena, ao Domingos Viegas que é o jornalista mais alto do Algarve e ao trio de combate da Lídia Palma, da Irene e Ana Reis.

Sem comentários: