quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SMS 490. Bibliotecas Públicas em maré vazia

6 dezembro 2012

Vem do centro da Europa aquele velho provérbio que diz que, quando a maré desce, quem está nu dentro do mar mostra as vergonhas. Se este princípio se aplica às economias em geral, nos tempos que passam, tal como o disse há pouco tempo Christine Lagarde, o que não dizer de certos sectores, como a Cultura, as Artes e a Leitura, actividades sempre frágeis, sempre balouçando financeiramente na corda bamba, não pelas más administrações, ou vício de parasitismo, como em geral se diz, mas pela sua própria natureza. Como se sabe, estas são actividades que geram as riquezas motoras fundamentais para o desenvolvimento, mas não se autofinanciam.

A que vem isto a própósito? Vem a propósito de que a imagem da maré vazia, aplicada ao caso particular das Bibliotecas Públicas do Algarve, lembram o que foi feito durante a maré cheia.

Durante a maré cheia, governos centrais e autarquias criaram uma rede de bibliotecas invejável, numa zona completamente desprovida de equipamentos culturais do género. As cidades principais desta região muniram-se de espaços polivalentes extraordinariamente bem concebidos, os arquitectos foram prendados, algum luxo foi mesmo aplicado. Mas aos pilares e escadarias de bom desenho e às boas cadeiras de encosto, candeeiros de tecto que poderiam ser do Siza, não correspondeu a elevação do nível cultural esperado. Esgotado o dinheiro que permitia tapar o sol com a peneira, encomendando serviços externos, pagos e bem pagos, promovendo e até mesmo publicando livros ou cobrindo edições municipais de valor zero, mas impressos em papel sumputário, agora, as Bibliotecas do Algarve ficaram entregues à verdade nua e crua daquilo que são os talentos dos seus bibliotecários. É aí que entra a maré vazia.

Na maré vazia, não vamos de  dedo em riste entrar pela porta das bibliotecas acusá-los, mas apenas manifestar o desgosto, de que terminado o tempo das marés cheias, alguns deles não tenham sequer capacidade para criar uma montra de livros de Natal. É de chorar às lágrimas perceber que as sugestões de leituras para o Natal podem ficar por um amontoado de livros de esoterismo, anjinhos e diabos, espiritismo e profecias, enfeitados com desenhos próprios das "Modas e Bordados".

Triste maré vazia, triste realidade.

Que um outro sino de Natal, do ponto de vista cultural, chegue rápido.

Carlos Albino
________________
    Flagrante classe política: Para as autárquicas no Algarve, ou há candidatos a mais, ou há candidatos a menos, em alguns casos nenhum.

Sem comentários: