quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SMS 327. Não há explicação



10 Setembro 2009

Descontado algum caso de manifesto favor ou compensação política não justificada (não vamos entrar por aí porque daria pano para mangas), acerca das listas dos partidos para as legislativas no Algarve, pouco ou nada há para dizer que já não tenha sido dito: não há explicação aceitável para que os cabeças de lista não sejam figuras da região, figuras para a região ou figuras que provadamente e com identidade algarvia tenham capacidade, sensibilidade e conhecimento para representar a região. Se as alas regionais dos partidos aceitaram isso, o problema naturalmente que em primeira linha é dos partidos. Mas veremos como o eleitorado reagirá, muito embora os partidos já se tenham encarregado, há muito, de deixar sugerido que o melhor eleitorado é um eleitorado que, acéfalo e acrítico, se deixe conduzir ou moldar não pelas ideias mas pela propaganda, tal como já moldaram o cidadão algarvio para a inevitabilidade da descaracterização dos tons, valores e responsabilidades regionais.

Os partidos, designadamente quando estão no poder, têm tratado o Algarve como se isto aqui fosse uma caldeirada entregando a meros emigrantes de luxo instalados na região responsabilidades e competências a que nas suas terras de origem jamais ascenderiam. É também mais do que verdade que os algarvios, a começar pelas suas chamadas forças vivas que deveras estão mortas, consentem isso, toleram isso e por vezes até gostam disso por perverso exercício de represália contra um concorrente conterrâneo.

O mal dos que têm conduzido ou conduziram a política no Algarve é o de, desde há muito, desde o 25 de Abril digamos sem ofensa, serem de uma extrema subserviência para qualquer poder de Lisboa (do partidos ou do Estado) e, ao mesmo tempo, de uma extrema arrogância para os algarvios que estão ao lado, um pouco acima ou um pouco abaixo, sendo a arrogância maior caso estejamos perante um algarvio mal amanhado.

Carlos Albino

    Flagrante sabedoria: O ministro do Ambiente quer multar os banhistas… Pouco faltará para multar os safios, as bogas, os camarões, as ferreirinhas, as lapas, enfim, todos esses seres responsáveis pelos crimes ambientais cometidos na costa algarvia por acção ou omissão, sobretudo as bogas e as ferreirinhas.

Sem comentários: