quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SMS 322. Costelas verdadeiras e falsas costelas

6 Agosto 2009

E aí temos as listas de candidatos a deputados pelo Algarve. Como é óbvio, cada partido tem a legitimidade de apresentar ao eleitorado o que entender, bom ou mau, competente ou incompetente, algarvio ou não. Ninguém de fora de cada partido tem o direito de se intrometer nas propostas porque o sufrágio é que vai ditar a sorte e o eleitorado não é tão burro como muitos presumem e mesmo quando come cardos é porque tem conveniência nisso. Mas todos – os de dentro e os de fora dos partidos – temos o direito de avaliar eventuais casos de política enganosa.

Numa democracia deveras representativa, naturalmente que só faz sentido haver candidatos pelo círculo eleitoral de Faro se tais candidatos tiverem dado provas e tenham exibido perfil de defensores dos interesses do círculo, de conhecedores dos problemas, de portadores de soluções e de zeladores do bem dos eleitores que se propõem representar que são os eleitores algarvios e não propriamente os turistas ou os comerciantes nómadas. Para tal não é necessário ser algarvio de nascença mas, sim, ter espírito algarvio e provada história individual de ter defendido o Algarve, os eleitores do Algarve, o povo algarvio. Na verdade, pode haver algarvios de nascença que politicamente não passem de erros da natureza (até há bastantes desta natureza), como também pode dar-se o caso de gente vinda fora que também politicamente acaba por ser uma dádiva caída do céu para o berçário do Algarve (também há bastantes dádivas destas). É claro que a qualidade política que deve existir num representante do Algarve não depende da mãe, do pai ou do local de parto. Depende do espírito, das provas e da história. Quanto ao espírito, ou se tem ou não se tem e não se tem isso por via do sangue; quanto às provas, não é em dois meses que elas surgem e, além disso, tais provas não são aceitáveis por exercícios de cargos; e quanto à história, não é com oportunismo político e calculismo de compensação que se pode convencer os outros a comer até cardos.

O que é que isto tem a ver com as listas do PSD e do PS, fica para a semana mas não se evita desde já um flagrante reparo, e o que tem a ver com as listas do BE e da CDU fica para final de Setembro…

Carlos Albino

      Flagrante reparo: Erro foi o do PS não ter colocado Jamila Madeira como cabeça de lista. Pelo espírito, pelas provas e pela história.

Sem comentários: