quinta-feira, 26 de junho de 2008

SMS 268. Resta a escaramuça

26 Junho 2008

Pelo que se deu conta, apenas uma só pessoa do Algarve marca presença nos novos órgãos nacionais do principal partido da oposição – Isabel Soares, secretária da mesa do Congresso, um lugar de faz de conta, sem desrespeito pela autarca de Silves.

Houve quem esperasse, enfim, que Macário Correia na eterna mas também divertida estafeta partidária com José Mendes Bota, pudesse personificar a tradicional consolação reservada pelos grandes partidos aos tristes sulistas e liberais palradores. E chegou-se a pensar que as suas profissões de fé em Manuela Ferreira Leite seriam já não tanto um passaporte para vogal da Comissão Política Nacional do PSD, mas pelo menos um visto de residência no Conselho Nacional.

Macário Correia foi governante, é autarca prestigiado e sendo presidente da Grande Área Metropolitana do Algarve (embora esta coisa pareça uma ONG), ele reunia condições para, desta vez e nas águas que passam agora debaixo das pontes do seu partido, assinar politicamente o livro de ponto. Mas não. Macário Correia ficou de fora e também seria difícil a Manuela Ferreira Leite encontrar alguém do Algarve que com ela fizesse equipa, sobretudo na matéria da regionalização administrativa da qual foge como o diabo da cruz.

Se Macário tivesse o peso adquirido de dirigente nacional do partido, naturalmente que o próximo embate com José Mendes Bota na disputa da liderança regional do PSD, teria outro sabor político. Não seria guerra, mas poderia ser diferendo de ideias, enfim, de projectos de sociedade, se é que nos tempos que correm se pode esperar de algum líder ou candidato a líder alguma ideia ou algum projecto de sociedade, porquanto são quase tão só bandeiras de algum conjunto de interesses difusos.

Nestes termos, o embate de Macário Correia com José Mendes Bota não vai passar de escaramuça. Independentemente do desfecho, quem ganhar a escaramuça outra coisa não vai ser na actual máquina do PSD do que um sorridente sulista e inofensivo palrador.

Carlos Albino

      Flagrante regresso: O de João Sabóia ao Arquivo Distrital de Faro que tem andado demasiado arquivado.

Sem comentários: