quinta-feira, 23 de agosto de 2007

SMS 224. Há dinheiro, Santo Deus!

23 Agosto 2007

Afinal, vendo bem, há dinheiro. Muito dinheiro, embora nem todos os municípios possam dizer o mesmo – sobretudo, ou como sempre, os municípios sem litoral que, sem resposta, reclamam solidariedade. Para não falar do dinheiro a rodos que o ministro Manuall Pinho atribuiu pelas caves de Serralves e pois coisas efémeras – algumas boas, sem dúvida, mas tão efémeras como a tal célebre coreografia na Ilha do Farol – isto é só meio milhão para uma regata de rei, 400 mil para aquilo, 200 para outra coisa, 300 para mais outra, 450 para que não se fique atrás do vizinho, 100 mil para dá cá aquela palha, 600 mil em três parcelas possivelmente para não se notar para quatro eventos porque o evento é que está dar, que o digam os intermediários que semeiam eventos mas não sofrem as tempestades. Há dinheiro, portanto, mas para as coisas efémeras. Para o que fica ou deveria ficar, para estruturas e programas com continuidade para os pobres indígenas, lá para isso não há, muito embora haja uma elite de parolos que apesar de não terem um chavo dentro da cabeça, vá beneficiando de uns pingos pela calada como convém.

Pois isto é tudo muito bonito, muito festivo mas suspeito que, algum dia, a massa crítica e sem dúvida culta da geração mais jovem acabará por acusar poderosos protagonistas do tempo presente como irresponsáveis, desprovidos de visão e alegres esbanjadores sem escrúpulos. Pensem bem.

Carlos Albino


Flagrante coincidência: Um responsável do PSD encontrou-me e disse-me: «Você diz coisas que eu penso e com que concordo mas que eu não posso dizer publicamente. Obrigado.» No da seguinte, um responsável do PS, trocando-se por acaso comigo, abriu a conversa assim: «Obrigado! É importante que haja alguém que diga as coisas que você diz, com as quais concordo plenamente mas que não posso dizer publicamente.» Coincidência, não é? Falta-ma ouvir o CDS, o PCP e o Bloco, porque estou em crer que até nestes haverá gente que não pode dizer publicamente o que pensa…

Sem comentários: