quinta-feira, 26 de julho de 2007

SMS 220. E se escrivéçem milhor?

26 Julho 2007

A praga dos erros de português infesta estradas, ruas e praças. Alguns exemplos. Numa das principais rotundas de Loulé, lá está à vista de todos os pecadores, uma garrafal «Assembléia de Deus» com o acento agudo caído do céu. Não muito longe, há uma «Residêncial», por certo com acentos circunflexos nos travesseiros. E quem vai para lá, lê na tabuleta «Lagoa de Momprolé», mas quem vem para cá a letra tem menos uma perna - «Monprolé». E já se notou em bem acabado folheto municipal, um espectáculo marcado para as «24:15».

É claro que não se preconiza uma ASAE da gramática, nem se defende a aplicação de coimas para quem dá erros na tabuleta ou no letreiro, mas alguma medida tem que ser tomada. E como a medida tem que ser naturalmente pedagógica, aqui está um bom pretexto para os municípios se entenderem com as escolas, designadamente através de grupos de trabalho que integrem os núcleos de professores de português da terra. Não há que multar pastores de almas e muito menos os crentes por cometerem o pecado mortal do acento agudo na Assembléia. Mas muito gostaria que a intervenção activa e pedagógica dos núcleos locais de professores de português protocolada com os municípios, não ficasse marcada para as 24:15

Carlos Albino


Flagrante capitania: A propósito do mais recente episódio do achamento da nau Santa Mercedes, porque não se elabora um livro branco sobre o património arqueológico marítimo do Algarve?

Sem comentários: