quinta-feira, 8 de junho de 2006

SMS 161. As contas do Parque

8 Junho 2006

A nomeação de Rogério Gomes para o comando do Parque das Cidades, foi, até ver, uma coisa sensata. O Parque das Cidades não foi inventado para se constituir em «terceiro município» ao lado de Faro e de Loulé e, ainda que de forma palpável a sua existência não vá além do Estádio, o parque encerra potencial – um potencial que depende em primeiro grau do nível de entendimento entre os dois municípios fundadores, e depois, naturalmente, da vontade política do governo que é a condição e a condicionante. Portanto, a gestão do Parque só por insensatez poderia ser entregue a um «politiqueiro falhado» que veria ali, sobre o antigo aterro, a oportunidade de vingar às mil maravilhas sucessivos fracassos de um super-ego trapalhão, sem consistência ideológica e sem seriedade, pois oportunidades não lhe faltariam para dar bordoada política ora a Faro hoje, ora a Loulé amanhã, ora à AMAL e à Junta Metropolitana uma vez por mês, ora ao Governo, e se calhar, à UE e até bordoada à ONU – sim, porque por megalomania haveria de se encontrar pretextos para responsabilizar Kofi Annan por não termos já ali, no Parque, o almejado Complexo Desportivo, o desejado Centro de Congressos, o reclamado Hospital Central, e, dentro daquilo que se delineou ser a área verde polivalente, um Jardim Botânico a sério e um Circuito de Manutenção que não seja para brincar!

Por outras palavras, o líder da empresa criada pela associação de municípios Loulé/Faro, poderia converter-se através de uma meia dúzia de conferências de imprensa, de uns oito comunicados e por um contrato com uma agência de comunicação, em personalidade mais importante que o presidente de Faro, o presidente de Loulé, qualquer presidente, sem que os problemas do Parque ficassem ou fossem deveras resolvidos. Sabemos como em muitas terras deste nosso Algarve se aprecia e até se estimula a luta de gladiadores, porquanto o nível de eficácia da discussão política parece depender, nessas mesmas terras, das espadeiradas e punhaladas mortais, da arte do golpe baixo e das prosas de franco-atiradores que obviamente não querem servir o Algarve mas tão só servirem-se a si próprios, valendo tudo até o arrancar olhos ao mais fiel amigo e matar a mãe. Até ver, a escolha de Rogério Gomes para liderar um projecto defensável – defensável e importante para todo o Algarve – afasta à partida aquele cenário daquela gente que faz política à custa do sangue derramado. O PSD conhece gente dessa e o PS conhece também essa gente.

Ora o que se espera, para já de Rogério Gomes? É simples: que, apesar o seu ordenado ter descido da categoria B1 para C1, faça o que até agora não foi feito – faça e torne públicas as contas do Parque – que ponha em dia os planos de actividades, os orçamentos e as contas anuais de gerência… Rogério Gomes é jurista, pelo que me garantem é pessoa séria e, portanto, sabe que sem transparência é impossível o ganho de causa.

Carlos Albino

Sem comentários: