quinta-feira, 9 de março de 2006

SMS 148. A fama que alguns têm…

9 Março 2006

1 – Os arquitectos que vivem e usufruem do facto de desenharem no Algarve, fizeram alguma reunião, debate ou fórum – para não chegar a congresso – para debaterem como servir melhor e mais eficazmente o Algarve e os cidadãos deste Algarve onde vivem e do qual usufruem e como podem livrar-se da fama que alguns têm?

2 – Os advogados com arraiais assentes no Algarve, alguma vez debateram formalmente entre si como está e como pode ser a Justiça melhorada e, já a agora, a Imobiliária no Algarve, livrando-se da fama que alguns têm?

3 – Os engenheiros que por aí ornamentam os paraísos de empregos municipais, alguma vez debateram como podem servir o Algarve, como podem evitar estrangulamentos no desenvolvimento e como podem livrar-se da fama que alguns têm?

4 – Os jornalistas que por aí sobrevivem escrevendo sobre tudo e mais alguma coisa do Algarve fizeram alguma reunião para debaterem os limites entre a informação a propaganda, a fronteira entre a narrativa da realidade e a publicidade dos negócios virtuais, a linha que demarca a divulgação do que se revele de interesse público e o capacho onde os autarcas mais poderosos limpam os pés, havendo muito mais quem limpa, livrando-se da fama de uns tantos?

5 – E os professores alguma vez se livraram da fama de uns tantos?

6 – E os chefes de estação para não falar dos nadadores-salvadores?

7 – E os engraxadores, os lambe-botas e os rastejantes logo a seguir prepotentes?

8 – E os plagiadores, os plumitivos e os calaceiros logo a seguir virtuosos e moralistas que até os bombeiros evitam contactar?

9 – E os intermediários?

10 – E os que vivem também e apenas à custa da fama dos outros (dos arquitectos aos intermediários), alguma vez fizeram um congresso, um seminário, uma simples reunião que fosse para debate sobre como a chantagem ou o jogo do ou fazes o que me interessa ou eu digo o que tu fazes e ficas tramado, alguma vez discutiram como esse jogo está a bloquear o exercício livre da Crítica no Algarve, a negar a noção mais sadia de Autarquia, a bloquear a própria Política e, em última análise, a riscar do mapa a nossa restante Identidade, a qual, segundo julgo, será já o primeiro caso de gripe das aves?

Carlos Albino

Sem comentários: