quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SMS 651. O Grande Festival da Abstenção

28 janeiro 2016

O Algarve viveu um gigantesco “evento” com a participação recorde de 206.666 espectadores e apenas suplantado por Bragança. Foi o inédito Festival da Abstenção que arrastou 55,65 por cento de algarvios e outros pára-quedistas, alguns destes quadros médios e superiores que por aí andaram a influenciar à boca cheia com o “Eu não vou votar”, mas que, se falassem verdade, deveriam dizer “Eu não posso votar”. E de facto, não puderam nem poderiam votar mesmo que quisessem – são residentes no Algarve mas estão inscritos noutros círculos eleitorais, bem longe e onde só vão para rever a família. Estão aqui pelo ordenado, pelo clima e pelo relativo mas felicíssimo anonimato de uma espécie de refugiados de élite. Em todo o caso, serão ainda uma minoria e, não estando inscritos no círculo marroquino de Faro, cabe aos algarvios natos a glória desta gigantesca manifestação cívica perante eleições livres do Presidente da República.

Nenhum mal viria ao mundo se o êxito deste Festival da Abstenção tivesse sido uma exceção de protesto – e motivos não faltariam. O problema é que os eleitores inscritos algarvios estão cada vez mais a abster-se em tudo e abster-se até dos protestos que seriam justos e legítimos. Mais grave ainda, é que a abstenção parece que é estimulada pelos eleitos doutras eleições, para os quais o “evento” das presidenciais nada diz, ou convirá que nada diga, para que não percam votos nas próximas em que se apresentarão como candidatos nas repúblicas locais. Passam ao lado, ou, vá lá, concedem uma participação soft. Por pudor, é de evitar dizer o rombo que isto provoca no custoso edifício democrático, mas a explicação de que não se livram não anda longe daquilo que vai cozendo em lume brando e que pode resultar no grande prato dos déspotas bem conhecidos em ditadura, de resto, quase sempre fervilhados em democracia.

Para os sobreviventes dos anos autoritários quando votar era, na prática, uma proibição imposta pelo receio social e pelo medo de ser marcado, era inimaginável que em Olhão, no século XXI, se registasse 60,11 por cento de abstencionistas, em Albufeira 59,8 por cento, em Loulé 58,37 por cento, com todos os concelhos do Algarve, à exceção de Monchique, a darem este triste espetáculo muito acima da média nacional de 49,93 por cento, já de si elevada.

Para os que nasceram já em democracia ou nesta formaram o corpo e o espírito, para estes que vão sendo a maioria, o que já se torna inimaginável com um festival destes, é o que seria a Sociedade se estivesse entregue a uma legião de déspotas ainda que sorridentes. Aliás, não há déspota que não sorria. Cinicamente, diga-se.

Carlos Albino
_______________________
Flagrante exceção: Monchique, com apenas 39,09 por cento de abstencionistas, fez jus à sua altura, e até ver, tornou-se na capital da participação cívica e política do Algarve. Os da serra deram uma lição. E grande.

Sem comentários: