quinta-feira, 27 de junho de 2013

SMS 519. A sinalização do que o Algarve tem

27 junho 2013

Tem-se chamado a isso “sinalética turística” mas prefiro escrever sinalização cultural, histórica, paisagística. Não é o turismo que dita a cultura, o património ambiental, a história e pré-história, mas é tudo isto que deve estar na base do turismo. Ora, quem chegue ao Algarve, atravesse as portas do aeroporto e ande pelas estradas de lés a lés, não encontra qualquer sinalização para monumentos nacionais (há poucos, mas há e esplêndidos monumentos), para monumentos de interesse público, para parques naturais e para zonas históricas relevantes. É verdade que quem vem de Lisboa encontra um painel com o castelo de Silves e outro para a velha praça militar de Paderne, mas a coisa fica por aí. Nada mais. E pelo emaranhado das estradas secundárias, as referências históricas, culturais e ambientais são raras, embora seja muita a chuva de placas de praias com chapéus de sol e três riscos ondulados a sugerir ondas do mar com que as autarquias marcam território e até disputam provincianamente território.

Não é que tudo o que o Algarve tem, possa ou deva ser indicado, mas, para já, os monumentos nacionais, dois ou três museus de valia que há e os sítios classificados deviam aparecer aos olhos, não só para amostra da região para quem a visita mas também para a auto-estima dos habitantes, muitos dos quais até já desconhecem o que têm na própria terra ou o que há na terra ao lado.

Podem argumentar à vontade que muitos desses monumentos estão sistematicamente fechados pelas mais diversas razões e motivos. É verdade que muitos estão fechados quando deviam ser visitáveis com a disponibilização de folhetos explicativos. Para tanto, as instituições implicadas deviam pôr-se de acordo e estabelecer protocolos de colaboração, que não sejam apenas aqueles para sacar dinheiro do Estado a pretexto de obras de conservação e restauro. Que falem entre si, mas tornem os monumentos visitáveis, dêem-lhes vida, evitem que os monumentos algarvios sejam monumentos mortos, jazigos de portas fechadas a criar teaças.

De vez em quando fala-se no tal estudo encomendado para a “sinalética turística”, sabendo-se que tais estudos feitos por quem está fora ou que só vem ao Algarve para justificar a avença, pouco mais serão do que sumo de mapas Michelin espremidos. E mesmo sendo assim, passam os anos e os estudos não aparecem.

Carlos Albino
________________
Flagrante pergunta: A partir de hoje, faltam 94 dias para as eleições autárquicas. Para qualquer pergunta, veremos a resposta do eleitorado algarvio.

Sem comentários: