quinta-feira, 8 de novembro de 2012

SMS 486. Próximas autárquicas

8 novembro 2012

Ainda há pouco tempo, antevia-se as próximas eleições autárquicas como mais um ritual de um presidente dar lugar a outro seu rival ou seu correligionário, ou mais uma quinzena de propaganda rotineira, de comícios que nenhuma novidade introduzem a não ser rouquidão nos oradores menos prevenidos, e sobretudo de jogadas que só cinco ou seis em cada terra percebem e mesmo assim ficando tudo dentro dos partidos que são como as lapas – só se mexem quando se lhes toca. Parecia, pois, que as autárquicas iriam despertar o menor interesse na história da democracia, até porque com a profunda crise em que o País mergulhou, gerir uma câmara e conduzir um município não dá a pompa que recentemente dava. E sendo assim só um grande santo disposto a enorme sacrifício ou então algum diabo com grande e estranho interesse atado ao rabo escondido, poderiam concorrer a presidências de câmaras deficitárias, algumas quase falidas, outras na corda bamba mas dissimulando tudo isso para salvar o prestígio do poder local, sem que alguém se importe minimamente com o facto de ter sido o somatório destes poderes que esvaziou, para gáudio do Estado centralista e centralizador, o que poderia ser hoje um poder regional.

Acontece porém que nestas próximas eleições autárquicas não vão ser tanto os candidatos que vão estar à prova mas sim os eleitores. É que, depois das promessas, incongruências e trocas de pés pelas mãos que o eleitorado verificou e sente na pele como resultado das recentes legislativas, é muito provável que, nas próximas autárquicas, já sejam muito menos os que comem gato por lebre ou que vão exclusivamente atrás da propaganda. Numa democracia adulta, o eleitor é altamente exigente para consigo mesmo; numa democracia de fatela, o eleitor vai atrás do compadre, vota na mira de um favor e por vezes chega a dar um contributo decisivo para uma eleição apenas para corresponder a um aperto de mão do candidato. E é por saberes disto que alguns candidatos, sobretudo nos poderes locais, imitam campanhas só admissíveis em clubes desportivos mesclados com negócios – grandes jantares e passeatas como se fossem mini-Presidentes da República.

Pelos indícios já dados nos últimos meses, parece que nas próximas autárquicas serão em número muito mais reduzido que em eleições anteriores, os eleitores que vão dar voto fiado. E se assim não for, será caso para se dizer que pior que a democracia só a ditadura, quando se preferiria dizer que melhor que a democracia só uma melhor democracia.  E quanto a isto não decretos que determinem – depende dos eleitores que temos e somos.

Carlos Albino
________________
    Flagrante pena: Guimarães que não pediu desculpa ao Algarve pelo tal cartaz, está com dívidas, tem que importar criadores de todo o lado e apesar de ter esvaziado as nossas praias, não tem gente. É uma pena só  encher o castelo.

Sem comentários: