quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

SMS 393. O problema está no próximo

30 dezembro 2010

É que, quanto a mensagens, o país não tem razão de queixa – somos um povo rico em mensagens. É do chefe de estado, é do primeiro-ministro e de alguns ministros e, em tática antecipação de todos eles é a mensagem do titular do governo civil, é a mensagem do cardeal antes do bispo ou do arcebispo antes daquele, é do presidente da câmara, é do regedor, é do líder de oposição (desta vez, como nos velhos tempos das conversas em família – lembram-se? -, com lareira atrás), é mensagem lustrosa do homem da empresa pública impressa em papel couché, por certo com motivos para se sentir num estado dentro do estado, enfim, as mensagens partem de onde menos se espera, do chefe do futebol que lê mal o que outro lhe escreve, ao chefe de escuteiros. Ainda não agora, mas pelo andar da carruagem, pouco falta para o arguido célebre ir com todas as honras à televisão comunicar a sua mensagem, ou até mesmo para o delinquente que escapou por um triz nos entrar casa adentro com cara do próximo santo feito pelo papa pois neste país basta não ter sido condenado para um algum camelo artista passar pelo fundo da agulha com uma tremenda e esmagadora lição de nora. Portanto, estamos ricos em mensagens, embora de toda essa montanha de prosa do final do ano, a rigor apenas interessam duas: a do Presidente da República que é escolhido, e a do Primeiro-Ministro que é eleito – daí, as maiúsculas que se lhes destinam.

É claro que as mensagens do Chefe do Estado e do Chefe do Governo – continuamos com maiúsculas – tiveram a sua piada. A do primeiro porque é escolhido; a do segundo porque é eleito. Não está aí o problema. Quanto ao primeiro que é escolhido, ele sabe que não pode falar de Natal sem ter em conta o denominador comum e que também não pode falar do Ano Novo alheio ao máximo divisor comum – é uma questão de fazer bem as contas. Quanto ao segundo que é eleito, também não há grande problema sabendo ele que cada mensagem tanto pode equivaler a queimar os últimos cartuchos como também a preparar o próximo foguetório – é uma questão de jogo.

Então onde está o problema? O problema, voltando às minúsculas, está no próximo chefe de estado que não deve estar longe do escolhido e do próximo chefe de governo que, em democracia, está sempre perto de ser eleito. Pelo que ouvimos e sabemos, resumindo e concluindo, para pior já basta assim. Estamos feitos.

Carlos Albino

    Flagrante momento de serenidade: O do concerto do Ano Novo da Orquestra do Algarve, desta vez no Casino de Vilamoura. Obrigado ao maestro Osvaldo Ferreira e obrigado a todos os músicos, do primeiro violino até aos da percussão, lá atrás, que nós, os espetadores, estamos fartos de ser os bombos da festa.

Sem comentários: