1 julho 2010
Vamos por pontos:
1 – A Via do Infante, em grande parte, não custou um cêntimo ao estado e a pequena parte que custou mais não é do que o retorno de uma décima milionésima parte do lucro que o Algarve tem dado ao mesmo estado. Além disso, ficou barata: absorveu as montanhas de escórias de Sines tornando-se por isso, em largos troços, na via mais barulhenta da Europa.
2 – Estrada de 3 vias esticada com engenho para 4, a Via do Infante foi uma solução para a EN 125 pois esta 125 não foi planeada para a região mas feita para ligar terra a terra, aos ziguezagues, na época da mula e das duas camionetas da EVA, quatro automóveis de Faro para Portimão, duas cucciolos de Olhão, duas de Sachs para Loulé e o resto a pedal quer no Parchal quer do Patacão. E com tanto turismo, foi um crime ter-se deixado que a 125 se transformasse na Estrada da Morte, após décadas de fino lucro do estado com o mesmo turismo.
3 – Largos trajetos da Estada da Morte foram sendo anulados consoante os bochechos da Via do Infante, transformando-se praticamente em ruas com restaurantes de grelhados e casas de toldos à esquerda, vendedores de automóveis e de materiais da construção civil à direita, separadores de arame ao centro com casas de móveis de um lado e outro, rotundas volta e meia com setas para paraísos da imobiliária, tudo menos uma estrada de ligação longitudinal do Algarve que nunca foi mas isso fazia de conta. Entusiasmadas pelo progresso, as câmaras concederam licenças atrás de licenças, os clandestinos legalizaram-se, as finanças do estado agradeceram (e de que maneira!) e a estrada, hoje, é uma feira de quilómetros e quilómetros. É verdade que a 125 deixou de ser a Estrada da Morte mas isso aconteceu apenas porque a Via do Infante passou a ser a única estrada de travessia do Algarve, sem alternativas e nada tendo a ver com a lógica da rede de auto-estradas do Minho, do Douro e das Beiras, também não tendo comparação com os descampados do Alentejo – a Via do infante, na hora que passa, é a única via possível, a única utilizável e a única que serve e o próprio conceito de SCUT que se lhe aplicou foi um erro político de entendimento. E aqui é que bate o ponto.
4 – A anunciada mas muito atrasada requalificação da EN 125 mais não será do que a requalificação da Estrada da Morte – requalificará mais a morte que a estrada pois a 125, tal como nasceu e para o que serviu, não tem emenda. Talvez até ficasse mais barato uma estrada nova, embora esta tenha ficado inviabilizada pelos erros de traçado da Via do Infante por efeito daquela pressão de meia dúzia de fundamentalistas do ambiente que são os que mais conspurcam às escondidas o ambiente humano.
5 – Mesmo com a promessa da morte requalificada, a 125 deixou de ser estrada, e se voltarem a empurrar o trânsito para aí, por mais rotundas e traçados de emenda que arquitetos e construtoras adoram, a mesma 125 será, sim, a Estrada do Genocídio com palmeiras e rotundas. É só esperar pela pancada.
6 – Introduzir portagens na Via do Infante é, além de injusto, uma violência e um abuso, porque essa estrada numerada como A 22 não é uma entre outras auto-estradas que o Algarve tem, é única via de que a região dispõe – é uma via que o estado tardiamente construiu com dinheiros dados ou repostos com maus modos e ainda assim aos bochechos (é 22 mas terminou depois da 48). E, além disso, é auto-estrada por acaso porque foi pensada para estrada de três vias por gente dos gabinetes em Lisboa a justificar que “O Algarve não precisa mais do que isso”.
7 – É preciso dizer Não a isso.
Carlos Albino
- Flagrante falta de zelo: Diz a Câmara de Loulé que atuou no património da Praia do Trafal “por falta de resposta das entidades com responsabilidade direta nesta área”. Mas que novidade! O Algarve não é local para sinecuras?
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