quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SMS 288. Liderança de quê?

13 Novembro 2008

O presidente da Câmara de Olhão, Francisco Leal, vem dizer que os autarcas do PS não vão apoiar Macário Correia para a «liderança» da Comunidade Intermunicipal do Algarve, se o actual presidente da AMAL for designado pelo PSD para essa posição de controle da estrutura sucedânea da área metropolitana. E quanto a justificação, Francisco Leal avançou com o reparo de Macário Correia «só pensar na sua promoção pessoal e na promoção do seu partido».

Primeiro. Não é que Francisco Leal não tenha razão para tal afirmação, porque tem, mas não disse o resto. E o resto é que não há nenhum, dos restantes 15 autarcas algarvios (Francisco Leal incluído) que, de uma forma ou de outra, apenas não pense na sua promoção pessoal e na do seu partido – obviamente que não podem pensar na sua despromoção e na despromoção do partido. Basta ver a página dois ou página três das agendas, boletins e folhetos municipais. Macário Correia, nisso, não é excepção.

Segundo. Se a justificação da «purga» de Macário Correia fosse a de que a gestão desta na AMAL foi errada ou errática, apagada ou para apagar, incapaz ou parcial, sediciosa para os interesses da conclamada região ou permanente excepção do pensamento geral, bem!, teríamos matéria para discussão, e além disso pretexto para se indagar de quem ou de quais os partidos dispõem que não sejam erráticos, borrachas de apagar, sediciosos e de calculada excepção comportamental no ponto de vista político.

Terceiro. Mas que liderança para a imperativa Comunidade? Poder-se-á falar de liderança? Há quem pense que não se trata de liderança mas de controle. Quem vai estar à frente da estrutura não pode ser líder, mas sim controleiro e tem que, à partida dar garantias de poder ser bom controleiro. E aqui é que bate o ponto que é o ponto. Havemos de voltar a falar do ponto. Temos tempo.

Carlos Albino

      Flagrante tiragem: A da edição, prometida por Mendes Bota, com as intervenções no debate sobre “A Ferrovia, o Algarve e a Europa”. Que sai do prelo depressa e, se possível, online para sinopses ou algumas por inteiro.

Sem comentários: