
Na verdade, eu não gostaria de ter de concordar tantas vezes seguidas com Mendes Bota, preferia concordar com Miguel Freitas, como Mendes Bota sabe. Mas tenho de concordar com Mendes Bota. E mais: agradecer. Mendes Bota, como deputado eleito pelos Algarvios fez o que tinha a fazer contra a apreciável aplicação dos dinheiros públicos numa campanha que vai desvirtuar o nome do Algarve em redor do mundo – mundo este onde o nome do Algarve não precisa de ajudas do ministro Pinho para ser conhecido, quando precisaria era das suas ajudas, como ministro da Economia, para se tornar numa Região melhor e com mais meios e instrumentos de desenvolvimento e progresso. Eu sei que aos marroquinos e aos cães de caça tanto faz que seja Algarve como Allgarve ou ainda Alarve. Mas aos Algarvios isso não é indiferente porque tem a ver com a nossa indesmentível identidade, com a nossa inquestionável sensibilidade e com a nossa legítima dignidade.
Mas o caso é mais grave porque, segundo parece, a ideia proclamada por Pinho teve o apoio de responsáveis da RTA. Gostaria de me enganar - a RTA não tem nenhuma legitimidade para se pronunciar sobre a alteração abusiva do nome histórico da Região para fins de eficácia duvidosa e com efeitos nefastos no que de nós fica na memória mundial, porque fica se a campanha não for de imediato cancelada, como se reclama, como se exige e como se torna imperativo antes que surja um movimento consolidado de repulsa. Não nos conformamos com iletrados no poder.
Aliás, não basta cancelar. O Governo e alguém da RTA têm que pedir desculpa e pedra sobre o assunto.
- Desculpe-me Luís Vicente, ainda não é desta que vou falar da ACTA e do seu magnífico Ricardo III, por razões óbvias. Os Ricardos III vivos, têm prioridade mesmo sobre um Ricardo III magistralmente representado.
Flagrante profecia: A previsão do secretário da Justiça, Conde Rodrigues, de que o Algarve é um alvo preferencial do terrorismo islâmico, cumpriu-se: o ministro Pinho bombardeou o secular nome do Algarve e fez estoirar a nossa paciência com a marca-armadilha da sua inteligência e espertezas conexas.
Sem comentários:
Enviar um comentário