quinta-feira, 12 de maio de 2005

SMS 105. Correia de Campos, uma asneira atrás de asneira

12 Maio 2005

Inevitável, é inevitável falar-se do projectado Hospital Central do Algarve e do ministro Correia de Campos que é uma tristeza de ministro. Primeiro, antes das eleições, era ele ainda mero ou presuntivo candidato a ministro para mudar Portugal – bem nos recordamos – disparou contra aquele anseio de todos os algarvios que corresponde a uma prioridade e necessidade evidentes, sendo de imediato desmentido por José Sócrates e o assunto ficou por aí porque, todos nós ou, melhor, a maioria absoluta de nós queria mudar Portugal para melhor e não para pior.

Todavia, já ministro, Correia de Campos torna-se repetente no dislate que ninguém pode deixar de classificar como uma provocação política, obrigando o primeiro-ministro a desmenti-lo de novo. Mas, em vez de dar a mão à palmatória, Correia de Campos fez a terceira e mais grave asneira ao fazer depender o hospital da encomenda de um «estudo», como se não tivesse havido já estudo e como se os dois desmentidos de Sócrates não tivessem sido previamente bem estudados…

É claro que houve estudo, pelo que o ministro Correia de Campos ou está sediciosamente desatento ou falta à verdade, colocando o primeiro-ministro José Sócrates, pela terceira vez, numa posição de desconforto face à posição unânime do Algarve e dos Algarvios sobre essa matéria – de José Apolinário a Carlos Martins, de Miguel Freitas a José Mendes Bota e de Sagres a Vila Real de Santo António passando por Macário Correia. Assim, o ministro da Saúde, arrogante e politicamente trapalhão, não ajuda a mudar Portugal – apenas dá continuidade ao pior que Portugal tem: encomenda estudos ou nomeia comissões para estudar depois de tanto estudo feito, adia, gasta, provoca e, pior do que tudo, ofende. Correia de Campos ofendeu o Algarve.

Carlos Albino

Nota: É claro que Correia de Campos é natural de Torredeita, Viseu. Se vem ao Algarve, se conhece o Algarve, se para aqui vem apenas bronzear-se ou se se confrontou alguma vez com o que o Algarve é durante meio ano, não se sabe.

Sem comentários: