quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

SMS 141. É de fazer arrepios na espinha de todos os Algarvios

19 Janeiro 2006

Os dados agora tornados públicos pelo Júri Nacional de Exames, designadamente sobre duas disciplinas fundamentais (Matemática e Língua Portuguesa) deve obrigar todos os Algarvios a uma profunda reflexão sobre o estado e condições das nossas escolas sem excepção. As médias de nível de exame do 9.º ano não podiam ser piores mesmo considerando o péssimo quadro que o todo nacional já apresenta, pelo que será bom e aconselhável que pais, professores e autarcas pensem no assunto com responsabilidade e actuem. Sobretudo actuem, façam alguma coisa para retirar a juventude do beco sem saída que é o da ignorância quase já militante, a que se junta a impreparação para a enfrentar a vida e a dependência suicida das actividades parasitárias.

No que diz respeito à Matemática, em grande parte dos concelhos do Algarve ou pelo menos nos mais significativos ou que reivindicam significar o progresso do Algarve, os resultados estão, em números redondos, ao nível das piores médias de exame no País já de si mesmo nada brilhantes, e, no que se refere à Língua Portuguesa, mais décima menos décima, a situação geral do Algarve é a mesma da Matemática, ou seja, péssima.

O Algarve Escolar, apesar do esforço desesperado de pouco mais que meia dúzia de professores, está mal nos resultados e era previsível que assim acontecesse porque o Algarve Cultural mal está e o Algarve Económico, à excepção de uns quantos empresários resistentes e por certo românticos, é uma falácia financeira e uma arte de enganar.

Esta matéria é grave pelo que voltaremos ao assunto.

Carlos Albino

Sem comentários: