23 setembro 2010
Com as portagens na Via do Infante, obviamente. Vai ser a grande confusão. Prevejo e oxalá me engane, porque o Algarve evita sempre levantar ondas, e, como está provado, mesmo quando lhe dói, come e cala, o que também não é nada bom. A solução encontrada foi do género daquela que, para curar a dor de cotovelo a uns quantos, se tivesse de criar uma dor de cotovelos geral, para todos mesmo para quem não andou ou não quis andar à cotovelada. Tem sido dito, e com verdade, que a Via do Infante não tem comparação possível com as auto-estradas do Norte e do Centro e que, em algumas áreas são um enxame. Além disso, também foi já dito que a velha EN 125 não tem possibilidades de “requalificação” e se nesta se insistiu levando-a avante, foi no interesse exclusivo de empresas projetistas e construtoras, para ganharem algum com umas rotundas aqui, umas voltas ou reviravoltas acolá, mais uns troços que destroçam além ainda mais o que destroçado está. A 125 está praticamente toda urbanizada e ocupada, como estrada só existe no mapa pois no terreno é uma grande rua com travessas, alguns becos e milhentos enfiamentos inomináveis para urbanizações de casinhotos. É certo que a 125 liga terra a terra ou localidade a localidade, mas a cada ligação dessas corresponde uma ratoeira à entrada e outra à saída, além das armadilhas pelo meio, e tanto assim é que já tiveram que colocar em extensas áreas, separadores que nem nas auto-estradas existem, verdadeiramente uns muros de Berlim separando populações, interesses, vizinhanças e serviços e que nem acessos novos em redor e na proximidade evitaram e evitam... Requalificar a 125 como estrada é deitar dinheiro à rua, como estão a deitar, e o resto se verá – cada câmara isoladamente agradece tal requalificação (sempre é mais uma obra) mas numa perspetiva de região, a requalificação é um desastre. A Via do Infante, além de ter sido construída e em grande parte paga como toda a gente sabe e como o estado parece não se recordar, é de facto a única estrada longitudinal de que o Algarve dispõe, e tanto assim é que não é apenas uma nem duas mas várias são a localidades algarvias cujos acessos foram planeados e construídos em função dessa única via, como se a 125 não existisse, porque deveras já não existe como estrada longitudinal da região – não é alternativa.
E assim sendo, parece que vamos ter confusão.
Carlos Albino
Carlos Albino
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Flagrante sorte: Na verdade foi uma sorte não termos sido literalmente passados a ferro, em Lagoa, por uma Toyota Hiace em alta velocidade, sob a arcada do Convento de São José, eram 20 e 45...
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