quinta-feira, 7 de julho de 2016

SMS 674. Destaque para dois comentários

7 julho 2016

Como vamos nas 674 semanas deste apontamentozito, ocorre agora dizer que temos dois hábitos: um, é o de volta e meia dirigirmos duas perguntas ao diretor deste jornal, e que são - Estamos a servir o Jornal do Algarve? E servimos o Algarve? O outro hábito é o de submetermos o apontamentozito em pré-leitura a muitos cujas opiniões respeitamos e acolhemos. E assim, o apontamentozito vai ficando dependente de duas provas. A prova real (Fernando Reis) e a prova dos nove.

Sobre os dois temas da semana passada (saída britânica da UE e esse desafortunado programa de “cultura sazonal”), damos destaque para dois comentários recebidos, um muito breve mas significativo partindo de quem parte, outro mais longo mas simbólico enviado por quem sabe que é melhor prevenir que remediar. A saber:

1 – Sobre livres trocos de libras por euros: “O seu SMS vem precisamente ao encontro do que penso! Temos que trabalhar para reforçar as nossas relações com os nossos amigos britânicos, porque reflete o que somos, e é do nosso interesse”.

2 – Sobre a ideia peregrina da cultura sazonal: “Assino por baixo da flagrante miopia. Poderia (passe a imodéstia) tê-la escrito. Isso preocupa-me desde a primeira hora! Acredito que se pode e deve fazer algo pensado, estruturado, com tempo e, sobretudo, percebendo as graves carências da região algarvia. E que sem estes termos, vamos falhar. Sim. Tem todos os ingredientes para falhar. Como se constrói um programa que se quer alicerçado na identidade e nas associações artísticas da região, quando estas não existem e aquela não tem produtos (ou tem poucos) construídos a partir dela de forma consistente e estratégica? Mas, sim, pode e deve fazer-se mais, pensar-se melhor, mas para isso é necessário perceber de onde partimos e construir uma estratégia a longo prazo com ações que começam no curto prazo. Mais, esse programa pode contribuir para uma possível candidatura de Faro, em 2019, a capital europeia da cultura em 2027 mas para isso é necessário ter dirigentes políticos com visão, com estratégia, sem medo de apostar na Cultura como motor de desenvolvimento. E a partir daí, trabalhar o território para realizar esse evento. Sem isto, será mais uma oportunidade perdida. Falhar de novo para falhar melhor, é o que não precisamos na nossa região!”

Pedimos desculpa por não identificarmos os autores dos comentários, mas os próprios não se importam e é a prova de que este é um espaço comum.

Carlos Albino
________________________
Flagrante peça de museu: Depois do atual Presidente da República e do Primeiro-Ministro terem recusado o carro legado pelo anterior Chefe de Estado de gama muito acima das nossas possibilidades, há uma solução – entregar-se o automóvel ao Museu Etnográfico de Boliqueime….

Sem comentários: