quinta-feira, 16 de outubro de 2014

SMS 585Primárias para Deputados e Presidentes de câmaras


16 outubro 2014

Toda a gente, de uma maneira ou doutra, fala da “crise da democracia”. E se é verdade que uns sabem bem qual é o problema e o que é que a põe em crise, outros dissimulam o que é que está em causa, falam no vago em reforma sem indicarem a reforma de quê, por certo na expetativa de virar o disco e tocar a mesma música. Falando claro, uma democracia entra em crise quando o acesso à representatividade dos eleitores em pouco ou nada difere dos procedimentos de um regime autoritário, e quando a eleição mais não é do que uma mera formalidade de legitimação de gente nomeada e, no fundo, previamente imposta. Entra em crise, quando os candidatos ao poder são pré-determinados por pequenos grupos auto-organizados, os quais tendo capturado os partidos confinando-os a si mesmos, estão longe de representarem as grandes áreas alargadas do eleitorado. Portanto, na prática, nomeiam os futuros eleitos, independentemente da qualidade, da honestidade e das provas dadas. Se as circunstâncias propiciam a chamada sorte eleitoral, os nomeados ganham a sorte grande. Quando a democracia entra em crise, o que é preciso é ganhar, não se olhando ao comportamento do eleitorado que, cada vez mais descrente, dá a resposta que pode dar: a abstenção galopante, o desligamento crescente pela Causa Pública, a indiferença, o tanto faz que seja este ou aquele.

Recentemente, o Partido Socialista teve a coragem de quebrar a onda em que já ia distraído no seu longo surf do poder, surf esse que, entre nós, já é modalidade olímpica. Começou e concretizou esse quebrar de onda, submetendo a escolha do seu próximo candidato a primeiro-ministro aos declarados simpatizantes da sua área eleitoral, não o deixando refém do reduzido esquema de sócios. A resposta foi imensa, deixando patente aqui e ali, o contraste entre a ár
ea eleitoral e o esquema fechado do sínodo partidário, com seus bispos regionais e monsenhores locais. O Partido Socialista abriu-se e já obrigou os outros partidos a repensarem procedimentos, todos eles a não poderem já esconder o que significa isso de “crise da democracia”. As primárias funcionaram, sabe-se hoje como essa consulta é possível e como é mobilizadora. No Algarve, particularmente, tirou um retrato que obriga a pensar, levando a concluir que, caso se queira resolver a “crise da democracia”,  deve-se ir mais além.

Candidatos a deputados predeterminados por pequenas cliques regionais para os calculados “lugares elegíveis”, candidatos a presidentes de câmara por escolha concertada entre grupos de militantes com quotas em dia mas cada vez menores em número, em atividade e em qualidade, de eleição em eleição, foram fazendo o seu estrago, porque cada eleição, em relação à eleição anterior, foi acentuando mais a conquista do poder do que o exercício do mesmo poder. Foi acentuando o significado de “carreira política” mais como uma espécie de carreira profissional para a satisfação de interesses pessoais ou difusos, e menos como missão de elevado interesse público, pautada pelos valores da ética política, pela proba representatividade dos eleitores e pela defesa atenta dos problemas concretos das populações e dos diversos agentes da Sociedade.

Se o Partido Socialista deu exemplo pioneiro para a escolha do seu candidato à chefia do governo, que avance com o mesmo pioneirismo com primárias regionais para a próxima escolha dos seus deputados e depois com primárias concelhias para a escolha dos seus candidatos às presidências de câmaras.

O recurso a pré-sondagens, a sondagens e ao marketing político por via do qual muitas vezes se elevou nos outdoors um sultão de Marraquexe à escala de Presidente da República engravatado, fez parte de um período que já deu tudo o que tinha a dar. A “escolha” não é por aí. Esse recurso acabou. Acabou e contribuiu muito para a “crise da democracia”. Insistir nesse erro é chamar, por certo sem querer, a cultura do autoritarismo dissimulado – dissimulado até ser assumido, e então nem haverá crise.

Carlos Albino
_______________ 
Flagrantes cortinas de ferro: O que se diz sobre o que a REFER fez em Olhão (dividindo a cidade) e o que já se fez na chamada “requalificação” da 125 e por certo se vai continuar a fazer (dividindo populações), não é só espécies de Tejo a dividir Lisboa de Almada. São cortinas de ferro.

Sem comentários: