quinta-feira, 2 de outubro de 2014

SMS 583. Algarve e primárias do PS


2 outubro 2014

Valendo o que valem, os resultados das eleições primárias no Algarve dão bastantes sinais de que existe uma vitalidade democrática até agora escondida que este tipo de mecanismo, felizmente, pôs em evidência. A partir de agora torna-se defensável que os restantes partidos sigam as pisadas do PS, e que o mesmo método seja aplicado para a escolha de candidatos a cargos eletivos, designadamente deputados e presidentes de câmaras. Se tal fosse possível, os sinais do eleitorado passariam a indicações, e estas, caso fossem respeitadas, em muito contribuiriam para a melhoria e solidez das instituições, reduzindo-se em boa escala as permanentes suspeitas de jogos de poder, e do tráfico de influências, na disputa dos cargos políticos eletivos. A Sociedade apenas teria a ganhar com isso.

Primeira indicação, a radiografia do PS, com as suas abas sociais de influência assumida, ou seja, o esqueleto do partido em contra-luz. À cabeça, com elevada importância para diagnóstico, a visibilidade dos inscritos por concelho, acabando-se de vez com cálculos subjetivos de importância. Objetivamente, nessa radiografia do PS/Algarve, Loulé lidera com 1.188 inscritos, seguindo-se Faro (1.163), e depois, já relativamente longe da fasquia do milhar, Olhão (894) e Portimão (801). Abaixo do meio-milhar ficam Tavira (489), Lagos (348) e Vila Real SA (295), seguindo-se o grupo das duas centenas – Lagoa (231), Castro Marim (224) e Silves (223). Mais dois com centena e picos, São Brás (141) e Vila do Bispo (120), e, finalmente, onde à centena não se chega, Monchique (97), Aljezur (88) e Alcoutim (66). Esta é a radiografia.

Segunda indicação, os resultados. À exceção de Aljezur, onde, dos escassos 71 votantes, António José Seguro obteve 54,9 % contra 24% de António Costa, este ganhou em todos os concelhos, sendo mais expressivos politicamente os 87,2% em Faro, 84,8% em Loulé e 84,3% em Portimão, a dar alguma explicação aos resultados do PS nas autárquicas, exitosos ou não, conforme os candidatos locais já então vinham a posicionar-se na questão interna, mas já latente no partido. Os êxitos foram geralmente por mérito próprio dos candidatos locais e os fracassos foram ditados pela desmotivação ou mesmo divisão do partido. As primárias provaram suficientemente isto.

Terceira indicação, a votação maciça do Algarve em António Costa, além da explicação pontual de enormes êxitos e também de paradoxais fracassos nas autárquicas, não anda longe de traduzir o desapontamento da área geral do PS/Algarve pelas escolhas de António José Seguro para a Assembleia da República e para o Parlamento Europeu, ferindo a visibilidade política mas também a sensibilidade da Região. Para São Bento, o PS apenas conseguiu carrear dois deputados, mas na prática tem apenas um. E para o Parlamento Europeu, o ex-secretário geral apenas despendeu o esforço para colocar, em 19º lugar simbólico, um candidato do Algarve. Esta secundarização da representação política do Algarve, conjugada com a omissão constante dos problemas dramáticos da Região, ditou o desfecho das primárias.

Carlos Albino
_______________
Flagrantes preços: Uma ida, avião de Faro-Porto, por exemplo dia 8 (quarta) – pela TAP 205,31€ (partida 11:20, 3 horas de viagem com mudança em Lisboa); pela Ryanair 18,23€ (partida 20:15, uma hora de viagem).

Sem comentários: