quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SMS 584. Os arquitetos têm razão, muito embora…


9 outubro 2014

Corre uma petição pública dirigida à Presidente da Assembleia da República, lançada pela Ordem dos Arquitetos nesta segunda-feira passada, Dia Mundial da Arquitetura, contra duas propostas de lei em estudo no parlamento. As propostas de lei incidem no regime jurídico da atividade da construção e às qualificações dos técnicos na elaboração e subscrição de projetos, e ainda à fiscalização e direção das obras. Em causa está a hipótese dos arquitetos voltarem a ser excluídos de atividades que a eles no interesse público diz respeito por inteiro e ficar desvalorizada a sua qualificação. João Santa-Rita, presidente da Ordem dos Arquitetos, tem toda a razão em alertar que, se tais propostas forem aprovadas, isso significa um grande retrocesso no exercício da profissão de arquiteto, e até representa, futuramente, um risco para a sociedade, ao pôr em causa a qualidade das suas construções”.

Ou seja: técnicos que não são arquitetos poderão voltar a assinar projetos, voltando o País à triste fase da construção generalizada de galinheiros, casotas de cão por dá cá aquela palha, e reconstruções macacas que um pouco por todo o lado fizeram de belos edifícios do passado meras casas de banho e transformaram vastas áreas da paisagem urbana em pardieiros. O Algarve está cheio disso, entra pelos olhos adentro, e houve disparates que pela grandiosidade e extensão só podem ser corrigidos com um bombardeamento aéreo.

Não estou a dizer que os arquitetos não tenham cometido também eles erros – já aqui temos escrito sobre arquitetolas que mais não imitam que os engenheirolas que nada têm a ver com os Engenheiros de letra maiúscula. Também não estou a dizer que a Ordem dos Arquitetos tenha feito tudo o que devia fazer para pôr “na ordem” alguns dos seus membros, sobretudo alguns instalados nas câmaras que usam régua e compasso como instrumentos autoritários da estética invocada em vão, num afã arbitrário e por vezes infantil. Mas esta é outra ordem de ideias e compete e competirá à Ordem escrutinar a qualidade dos seus membros e a forma como gerem ou impõem supostos critérios “técnicos” quer aos decisores políticos, quer à Sociedade, a mesma Sociedade que é destinatária dos apelos da Ordem para que se evite o pior. Eu que sou mera linha de fuga dessa Sociedade, assinei a petição e não estou arrependido. Não sei se a petição da Ordem conseguirá evitar o pior, mas também peço à Ordem que os seus membros não dêem pretextos para que não se tenha ou perca confiança nos arquitetos.

Desejo que João Santa-Rita leve a bom porto a sua cruzada, mas também lhe peço: ponha os seus arquitetos na ordem. Em quase todo o Algarve, onde há muita brincadeira de menino e menina de parque infantil, isso se lhe agradece. Mas, enfim, a gente só se lembra de Santa Bárbara e possivelmente de Santa Rita quando faz trovões.

Carlos Albino
_______________
Flagrante vontade de rir: Há anos e anos que se espera pela “sinalética turística”, e com isso pela sinalética cultural, histórica e do património, nas principais estradas do Algarve e às entradas das nossas cidades. Os responsáveis nada fazem nem deixam fazer, e possivelmente não percebem e não entendem o que deveriam fazer. Gente desta, dá vontade de rir.

Sem comentários: