quinta-feira, 26 de março de 2015

SMS 607. Políticos e técnicos

26 março 2015

O mais correto seria colocar aspas nas duas palavras do título deste apontamento: “políticos” e “técnicos”. Ou então, aspas numa e noutra não. É claro que, em função daquilo a que a generalidade das autarquias chegaram, me refiro às duas classes que determinam o mapa dos corredores por onde circula quem decide, e também dos gabinetes onde são congeminadas as decisões. Os políticos são eleitos, chegam e partem como entraram, ou mais ou menos avantajados, mas um dia partem, acompanhados da corte ou por metade dela; os técnicos são nomeados, seja qual for o desvio ou atalho, não têm corte mas têm hierarquia, e o chefe, das duas uma – ou leva muito a sério a importância de não ser eleito e faz o que quer, o que lhe apetece e o que lhe interessa; ou não leva isso a sério e permite que sejam os políticos a fazerem o que lhes interessa, o que lhes apetece e o que querem. Conforme os casos, assim uns e outros merecerão dos eleitores e dos contribuintes, aspas ou não, se é que eleitores e contribuintes, já eles mesmos não sejam contribuintes entre aspas e eleitores entre comas.


É claro que há técnicos que não têm nem podem ter problemas com as aspas. Assim por exemplo, o técnico municipal que iça as bandeiras, trabalho, como se sabe altamente especializado e para o qual se exige no mínimo um mestrado. Em contraste, há outros técnicos que apenas têm problemas e estes são, de manhã até à noite, problemas com aspas. Assim, também por exemplo, engenheiros e arquitetos, que são os “técnicos” que, nas autarquias, podem colocar aspas ou retirá-las ao sistema de saneamento ou escoamento dos interesses e à armação da “arte pública” do favorecimento privado, são os que estão mais à vista, alguns até auto-convencidos de uma infalibilidade em que nem o papa já acredita.

Há políticos que, temerosos, assinam de cruz o que os técnicos lhes ditam; há técnicos que, impedantes, vão colocando os políticos na cruz. Também há o contrário, mas em todos os casos, o único acordo tácito entre uns e outros e que traduz uma das poucas “sabedorias” adquiridas nestas décadas de democracia, é que procedem e decidem com um fito nunca deveras reciprocamente confesso – o da fuga à acusação de favorecimento indevido, e o evitar deixar pernas de fora nos esquemas da mesma sabedoria.

Atrás de cada um destes “eleitos” e de cada um destes “técnicos”, há pequenas legiões de funcionários proletarizados, grupos de burocratas em que o cumprimento de formalidades, algumas horrorosas, suplanta o espírito de função e missão pública. E é assim que algumas autarquias em que eleitores e contribuintes sem aspas, na hora da eleição e do pagamento dos impostos, acreditaram que haveria mudança, se converteram em pólos de descrença. Descrença nos “políticos” e “descrença” nos técnicos, sobretudo na hora em que se verifica que, em matéria de aspas, estão uns para os outros.

Carlos Albino
_______________
Flagrante constatação: As demolições na Ria Formosa que são um abuso quanto à forma e uma falta de bom senso quanto ao conteúdo…

Sem comentários: