quinta-feira, 18 de julho de 2013

SMS 522. A loja do Senhor Belmiro

18 julho 2013

Em todas as ruas principais há uma seta a indicar a loja do Senhor Belmiro, nenhuma a sugerir as pequenas lojas de comércio tradicional. E querendo comprar alguma fruta, lá fui esta semana à loja do Senhor Belmiro depois de ter ido à loja do Senhor Alexandre para ter uma ideia, verificando que é tudo mais ou menos igual quanto a “estratégias” embora tudo relativamente diferente quanto a “logísticas”. Aos olhos, quer na loja do Senhor Belmiro, quer na loja do Senhor Alexandre, as frutas e as verduras são esplêndidas, as cores magníficas, e se os olhos comessem aquilo é que seria fruta. Já quanto ao cheiro, nada, sabendo-se que a fruta começa pelo cheiro. E quanto ao tato, a coisa ou era dura que nem pedra, ou era mole que nem alforreca. Então, era de fazer a interrogação sobre a origem daquilo tão bonito aos olhos.

Pois na loja do Senhor Belmiro, percorrendo os expositores de ponta à ponta, os limões e as mandarinas eram do Uruguai e as toranjas da África do Sul; havia maçãs da Bolívia, do Chile, da Nova Zelândia, de França e da Polónia; as nectarinas, melancias, meloas e melões verdes, de Espanha; ameixas e pêssegos, também de Espanha; romãs e ameixas pretas, de Chipre; bananas às rodelas, das Filipinas; miolo de amêndoa, ainda de Espanha, e já o miolo de amêndoa torrado, dos EUA, como dos EUA era também o miolo de noz. E o amendoim torrado com casca? Da China. Havia mais de todo o lado. Enfim, a loja do Senhor Belmiro, quanto a frutas, parecia a ONU.

E de Portugal, para não precisar do Algarve? Pois de Portugal, a loja do Senhor Belmiro apresentava umas laranjas que ou já foram laranjas ou então poderiam vir a ser, e umas bananas da Madeira. Mais nada.
Perante isto, fica-se sem saber se a loja do Senhor Belmiro, tal como a loja do Senhor Alexandre, visam beneficiar o consumidor que não tenha cheiro nem tato, já que em nada favorecem o produtor português, e mesmo assim se isso favorece de algum modo os produtores da Nova Zelândia, da China, de Chipre, das Filipinas, por aí fora, porque caridade não é.

Carlos Albino
________________
Flagrantes sondagens: Os partidos que têm ainda algum dinheiro ou alguém lhes dá fizeram sondagens locais, aqui e ali, mudando inclusivamente candidatos já apresentados e alterando “estratégias” em função das sondagens. O certo é que, hoje, quinta-feira, faltam já 72 dias para as eleições autárquicas e não há sondagem que emende o carácter e a honra.   

Sem comentários: