quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SMS 378. Guimarães desnorteou-se

Aqui fica esse cartaz, para que conste...


2 setembro 2010

Pois Guimarães desnorteou-se ou desonrou-se, como queiram. E não precisava disso. Para quê promover-se Guimarães como Capital da Cultura de 2012 com o slogan “Guimarães: é onde tudo acontece” sobre a foto contrastiva de uma praia do Algarve deserta e camas de areia arrumadas junto dos toldos fechados? Se isso é cultura, Guimarães começa por acontecer mal e com o rei na barriga. Mas, mais grave do que essa promoção de basbaques, foi a explicação dada pela responsável local dessa cruzada. Disse ela que a intenção “era surpreender, com ironia, o espetador que está habituado a ver as praias cheias de gente”. Ironia? Ou afronta decorrente de sarcasmo presunçoso gritado de ameias que parecem necessitar de inimigos como pão para a boca? É reles e próprio de pessoas reles. Se o objetivo era o da eficácia, porque não escolher-se para o cartaz uma foto de Nova Iorque, Paris ou Londres vazia para reforçar essa peregrina ideia de que “em 2012 todos os caminhos vão dar a Guimarães” substituindo-se assim até a Roma? Uma imagem de Nova Iorque vazia para promover Guimarães, isso é que seria comparação surpreendente, diria qualquer psicanalista que se desse ao trabalho de deitar no divã quem dá pública nota de manifestações tardias de adolescência provinciana.

É que ai temos, naquela explicação, um juízo que anda atrás de muita afirmação “regional”, juízo esse que atemoriza, sim atemoriza e de que maneira!, que se façam regiões com provincianos tardiamente adolescentes. Não é a promoção de Guimarães que causa temor, é sim a mentalidade que por ela se revela, como se para se promover uma região ou a cidade de uma região, se precisasse de esvaziar as outras regiões e as cidades de outras regiões, a começar por alguma coisa simbólica, uma praia, por exemplo, a sul desse desnorte. E chamar-se a este exercício um exercício de ironia, naturalmente que é desfaçatez ao usar-se acintosamente um símbolo de promoção de outra região, achincalhando-o, ao mesmo tempo que se omite algum símbolo próprio. É o mesmo que fazer e servir-se de outra região como capacho para limpar os pés e os complexos.

Males desses não se curam com a mera substituição de cartazes. Curam-se com a substituição de mentalidades e, sem dúvida dos responsáveis que pensam que todas as outras mentalidades vão dar à sua própria mentalidade. É verdade que os cartazes da nova Roma cultural minhota começaram a ser retirados por essa ou outra razão, mas é duvidoso que a mentalidade irónica de Guimarães não continue na senda de que todos os caminhos tenham que ir dar até ela, apesar de saber ou de fingir ignorar que muito do dinheiro arrecado no Algarve para os cofres do estado não retornem ao mesmo Algarve, mas sejam usados, de alguma forma por alguma via, para financiar ironias provincianas. Aliás, o Allgarve é uma dessas ironias, pois em casa de ferreiro, espeto de pau.

Carlos Albino

    Flagrante fracasso: O de D. Afonso Henriques, ao não ter conseguido chegar às praias algarvias para que pelo menos isso tivesse acontecido fora de Guimarães.

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