quinta-feira, 10 de maio de 2007

SMS 209. Não há oásis

10 Maio 2007

1. Coloquemos as questões nos devidos termos – o casal inglês tinha os seus filhos normalmente protegidos (vir para Lagos não é o mesmo que ir para Bagdad ou para a Amazónia entre cobras), a polícia agiu com prontidão, a colaboração da população revelou-se de imediato forte e apaixonada, e o retrato-robot é sempre um robot de retrato pelo que só por nacionalismo obtuso - defensivo ou ofensivo - é que alguém poderia garantir que o robot do robot tinha que, à partida, ser inglês e não poderia ser português… Não se pode orientar a sanha conforme a criança vítima se chame Madeleine ou Joana.

2. É defensável que se pense que o Algarve não é mais uma zona de segurança como se sentiu ter sido neste hiato mais recente da sua história - outrora, em largos períodos, não foi, pela actuação das piratarias de diversas procedências e das quais rapidamente se perdeu a memória e os vestígios, com longo historial de pilhagens, violações e tráfico de seres humanos. O mundo está a mudar para o bem e para o mal, e o Algarve também está a mudar nos seus paradigmas, não estando naturalmente imune às novas piratarias. Temos com insistência alertado para isto a fim de que responsáveis públicos não assobiem para o lado e as populações não enterrem a cabeça na areia quando o perigo bate à porta ou os sinais de perigo se tornam evidentes.

3. Ora quando se assobia para o lado ou se enterra a cabeça na areia, entra-se num estado geral de impunidade, valendo neste caso a verdade do velho rifão segundo o qual em terra de cegos o zarolho é rei, sabendo todos nós que o autêntico pirata, por definição, é zarolho e tanto melhor pirata será quanto mais eficazmente dissimular nas polícias, nos tribunais e junto das populações, o gancho que lhe substitui a mão.

4. Assim, contra a nova pirataria, contras as novas piratarias, não basta a «polícia de proximidade» para sossego dos cidadãos ao mesmo tempo que se reza a oração de que o «Algarve é seguro» como num terço com um glória ao poder de circunstância nos convenientes intervalos da recitação monocórdica. O que tem que voltar a haver, porque já houve isso no Algarve de forma natural e espontânea, é uma política de vizinhança, de firme estímulo e apoio sólido às relações de vizinhança. Um resort inglês explorado por um operador inglês e acolhendo ingleses do mercado turístico inglês, só por isto, não é um oásis mesmo que tenha segurança privativa inglesa e ainda que, por acaso, o pirata até seja inglês. Não há oásis para ingleses ao lado de oásis para clandestinos e de outros mais oásis para traficantes de droga, de seres humanos ou de capitais ilícitos, com o turismo a servir de pretexto que não é e de causa que também não é.

5. O turismo não pode ser pensado, como sempre foi, como um mundo aparte no Algarve. Madeleine e os pais são as mais recentes vítimas deste sistema inseguramente fechado e falsamente aberto. Não há que desculpabilizar os verdadeiros culpados – os raptores, e muito menos há que aceitar a impunidade que a segregação provocada por uma espécie de turismo colonial gera e impõe, mas do qual a pirataria, qualquer pirataria, gosta e se serve, quer se trate do Algarve, das Canárias ou de Marbella.

Carlos Albino

Flagrante interrogação: O que é que os municípios algarvios têm feito preventivamente para se travar os indícios da crescente delinquência juvenil associada ao insucesso escolar e ao desenraizamento social e cultural?

Sem comentários: