quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

SMS 188. Um personagem e um intérprete

14 Dezembro 2006

Quer se queira ou não, ou por mais que alguns desejem outra coisa, o Algarve político está praticamente reduzido ao PS e ao PSD, porquanto o PCP é um colectivo de marcar presença com a honra de alguns bons argumentos gerais, o CDS, após uns fogachos de enriquecimento eleitoral sem justa causa, deixou oxidar a prata da casa, e quanto ao Bloco, este parece que bloqueou. Mas, além do Algarve político estar reduzido ao PS e ao PSD, acontece que o PS, proporcional e convenientemente, reduzido está ao nome de Miguel Freitas com tudo o mais acomodado, e o PSD, cabalmente com os resultados da reeleição, é sinónimo de Mendes Bota com o resto entre parênteses. Todavia, a personagem do PS instalou-se em Bruxelas, e o intérprete do PSD acabou de afirmar que já comeu «o pão que o diabo amassou» mas que está «em plena travessia de um deserto eleitoral», o que vai dar na mesma.

Nas bancadas parlamentares, os deputados algarvios ficaram-se pela ponte de Alcoutim que não existe e a que ninguém do poder de Lisboa ligou; a Associação de Municípios não perdeu, e está longe de perder, o ar de grémio ou de refém das cortesias políticas; a Junta Metropolitana tem letra mas não tem música – foi outro engano, traumático engano; as delegações regionais de ministérios estão confortavelmente sentadas (algumas ducalmente, eximindo-se ao escrutínio público) nos sofás da maioria absoluta, e a única instituição restante das veleidades da regionalização, a RTA, vai ser convertida em agência, como já era.

E pelas bandas da intervenção cívica não partidária, a tal sociedade civil, não há nada politicamente de relevo, até porque os ecologistas já encontraram todos os linces e todos os bufos reais. Essa sociedade civil troca o jeep pelo último modelo, decide tecnicamente pelos presidentes de câmaras, vende moradias, algumas excepções por bom tom fazem-se amigas do Teatro das Figuras, e, claro, amassam o pão em nome do diabo, telefonam para Bruxelas e fazem de alegres dromedários nesta estafante mas também divertida travessia .

Ou seja: o Algarve tem todas as condições para que um populista manhoso ou um manhoso que não abra a boca, tenham êxito. Obrigado, oh Democracia que nos desenvolveste até este ponto!

Carlos Albino

Flagrante contraste: Com os que se perfilam para a Agência de Turismo do Algarve e com tanta falta que isso faz, não haver um referendo sobre a Interrupção Voluntária da Sensatez.

Sem comentários: